terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dia do Radioamador

Até o ano de 1968, o Dia do Radioamador era festejado a 22 de outubro de cada ano.
No entanto, após meticuloso trabalho de pesquisas realizado pelo colega PY2AJ - João Ramos Baccarat, um dos fundadores da LABRE paulista, esse dia foi mudado pela direção da LABRE CENTRAL. João Ramos Baccarat efetuou um trabalho cansativo e pioneiro, com o seu costumeiro entusiasmo, apresentando a seguir um detalhado relatório ao Conselho Federal da LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, reunido em outubro de 1968, na cidade de Curitiba-PR. Seu trabalho mereceu elogios de todos os que o leram, e, depois de estudado a fundo, o Conselho Federal, por unanimidade, fixou o dia 5 de novembro como o

DIA DO RADIOAMADOR BRASILEIRO.

A fixação do dia 5 de novembro foi em razão de que, nessa data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicara o Decreto de nº 16.657, sancionado pelo então Presidente da República Arthur Bernardes, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, e, até então, consideradas como clandestinas. O referido decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil, tirando-o da clandestinidade.
A data de 22 de outubro era festejado como o Dia do Radioamador Brasileiro em virtude de que, nessa data, em 1934, fora realizada a sessão da assembléia geral dos radioamadores paulistas e cariocas, fundindo as duas entidades que existiam, transformando-as numa só, a LABRE.
Quanto ao DIA MUNDIAL DO RADIOAMADOR, este foi criado pela Circular de nº 01, da IARU - International Amateur Radio Union, estabelecendo o dia 18 de abril como o Dia Mundial do Radioamador, por ser essa data a da fundação daquela entidade internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário